Buscar
  • Kássio Augusto Tomazelli

STJ decide o adicional de 25% é para qualquer aposentadoria, e não apenas nas de invalidez!

Decisão essa aguardada por milhares de aposentados, mas afinal que mudanças ela traz? Para responder é melhor explicar como era. Segundo o Art. 45 da Lei 8213/91 o adicional de 25% sobre o valor da aposentadoria, era para as aposentadorias por invalidez, onde os segurados que necessitassem de cuidados permanentes de terceiros poderiam pleitear o adicional mencionado.


Assim a legislação era restrita as aposentadorias por invalidez. Com base no princípio constitucional da isonomia, e principalmente pelo texto da carta magna que diz que todos são iguais perante a lei, milhares de aposentados por tempo de contribuição e por idade, ingressaram no judiciário a fim de assegurar esse adicional aos que necessitem também.


Agora com a decisão no REsp. 1720805, no dia 22/08/2018, ficou determinado que aos que comprovarem a necessidade de assistência de terceiros, de maneira permanente, será adicionado 25% sobre o valor da aposentadoria, independentemente da natureza desta, se por invalidez, tempo de contribuição ou idade.


Para mais informações, sempre é aconselhável procurar um advogado, até mesmo para saber os documentos necessários para essa comprovação, pois a tendência é que administrativamente o INSS siga negando o pedido dos aposentados, e tudo tenha que ser resolvido no judiciário.

#Direitoprevidenciário #INSS #Lei8213 #aposentadoria #adicional #25%


Não esqueça de nos seguir nas redes sociais:


https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/

https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/

https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/

https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/


Obrigado!

21 visualizações
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook ícone social