Buscar
  • Kássio Augusto Tomazelli

STF decide que não incide ICMS na licença de software

Dia 04/11/2020, no julgamento das ADIs 5659 e 1945, o STF formou maioria de votos e reconheceu a inconstitucionalidade da incidência do ICMS sobre a licença de uso de softwares.


ICMS Licença Software STF

No entendimento seguido pela maioria, através do voto do Ministro Dias Toffoli, somente incide ICMS nas operações de compras de softwares. Após a compra, caso a empresa de software realize a cobrança pela licença de uso ou forneça serviços de manutenção, auxilio ao usuário e etc, a tributação correta sobre a operação seria o ISS, e não o ICMS como alguns Estados vêm exigindo.


O julgamento do caso foi interrompido pelo pedido de vistas do Ministro Luiz Fux, no entanto, diante da formação de maioria de votos, o panorama dificilmente será modificado, existindo apenas a possibilidade de modulação dos efeitos da decisão.


Dessa forma, o contribuinte que vem recolhendo o ICMS sobre a licença do uso de softwares ou demais serviços cobrados após a operação de venda, desde que não seja um novo produto, poderá se valer de medida judicial para buscar a declaração de ilegalidade da exigência do ICMS afim de se eximir da obrigação tributária bem como restituir os valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos.


Fonte: STF.


#direitotributário #tributário #ICMS #assessoriajurídica #assessoriatributária #impostos #software


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!


Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.

https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/ https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/ https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/ https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/

Obrigado!


3 visualizações0 comentário