Buscar
  • Kássio Augusto Tomazelli

MEI e INSS para motoristas de aplicativos, isso é bom?

Atualizado: Mar 28

Isso mesmo agora os motoristas de aplicativos poderão abrir um MEI – Micro Empresário Individual, e deverão contribuir com a previdência. Por meio do decreto presidencial nº 9.792/19, ficou instituída a obrigatoriedade das contribuições previdenciárias, trazendo reflexos significativos para a categoria.


O decreto mencionado publicado na quarta-feira 15/05/19, diz que os motoristas de aplicativo, serão enquadrados como motoristas de transporte individual e privado de passageiros, passando a ser contribuintes da previdência social. Farão isso através do site do INSS www.inss.gov.br ou pela central do 135 por telefone.


Caso o motorista atenda os requisitos, poderá abrir um MEI – Micro Empresário Individual, e recolher a contribuição de 5% sobre o salário-mínimo, atualmente em R$ 49,90, desde que o faturamento anual não ultrapasse R$ 81.000,00. Além de exigir contribuição previdenciária para fins arrecadatórios o governo busca por essa e outras medidas a redução da informalidade desse setor que ainda é grande.


Quem é o responsável pelo recolhimento é o contribuinte (motorista) e não as plataformas digitais (99, Uber, Cabify dentre outros), sendo que os responsáveis pela fiscalização serão os municípios e os estados. O recolhimento previdenciário assegurará ao motorista direito a recebimento do auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente, auxílio-reclusão dentre outros, conforme todos os segurados da previdência social.


Ficou na dúvida sobre alguma questão desse assunto? Procure um advogado de sua confiança e não deixe ir atrás de seus direitos, e nem de deixar de prestar suas obrigações.


#direitoprevidenciário #aplicativos #uber #99 #cabify #decreto #governo #previdência


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!


https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/

https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/

https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/

https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/


Obrigado!

7 visualizações
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook ícone social