
Kássio Augusto Tomazelli
Mas afinal, por quanto tempo guardar os comprovantes de pagamento?
A resposta clássica a pergunta é: depende!
O prazo indicado para guardar os comprovantes de pagamento variam de acordo com o prazo prescricional, inerente a possível cobrança daquele valor pelo credor. Então dependendo a origem da dívida, vai fazer com que o prazo seja maior ou menor.
Elaboramos uma lista com algumas das principais contas do brasileiro, e os prazos indicados para guardar os comprovantes de pagamento. Porém, ainda se aconselha utilizar da tecnologia e salvar os dados em nuvem para nunca os perder.
Contas - Prazo:
1- Água, luz, telefone, demais contas de serviço essencial – 5 anos.
2- Condomínio – Declarações de pagamento devem ser guardadas em todo período em que estiver no imóvel, e durante 10 anos após;
3- Seguro – Proposta, apólice, e declarações de pagamento, devem ser guardadas até um ano após a vigência do plano.
4- Convênio médico - Proposta e contrato devem ser guardados por todo o período que estiver conveniado; recibos, no mínimo 12 meses antes do último reajuste. Qualquer reclamação do seguro saúde deve ser feita no prazo de um ano. Para plano de saúde, o prazo é de cinco anos.
5- Mensalidade Escolar – 5 anos.
6 - Cursos livres – 5 anos.
7 - Cartão de crédito – 5 anos.
8 - Aluguel - O locatário deve guardar o contrato e as declarações até desocupar o imóvel; o termo de entrega das chaves deve ser guardado por três anos, desde que não haja pendências.
Fique atento, tomar as precauções indicadas ajudam a evitar dores de cabeça, futuramente. Caso enfrente problemas referentes a cobranças indevidas, consulte um advogado de sua confiança.
#direitodoconsumidor #direitocivil #cobrança #comprovantes
Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!
https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/
https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/
https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/
https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/
Obrigado!