- Douglas Cortina
Lei nº 14.010 de 2020. Instituído regime emergencial para as relações jurídicas de Direito Privado.
Em vigor a Lei nº 14.010 de 2020 que institui normas de caráter transitório e emergencial para a regulação de relações jurídicas de Direito Privado em virtude da pandemia do Covid-19.
No que tange a relações de consumo, fica suspensa a aplicação do direito ao arrependimento (art. 49 do Código de Defesa do Consumidor) na hipótese de entrega domiciliar (delivery) de produtos perecíveis ou de consumo imediato e de medicamentos, até o dia 30 de outubro de 2020.
Quanto à locação de imóveis urbanos, serão suspensos, no mesmo período, os prazos de aquisição para a propriedade imobiliária ou mobiliária, nas diversas espécies de usucapião.
Na parte atinente ao Direito de Família, até 30 de outubro de 2020, a prisão civil por dívida alimentícia deverá ser cumprida exclusivamente sob a modalidade domiciliar, sem prejuízo da exigibilidade das respectivas obrigações.
Por fim, os prazos prescricionais também consideram-se impedidos ou suspensos, conforme o caso, no mesmo período.
#direitocivel #relaçõesprivadas #empresas #direitoempresarial #direitodoconsumidor #assessoriajuridica #tomazelliecortinaadv
Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!
Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.
https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/
https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/
https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/
https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/
Obrigado!