Buscar
  • Douglas Cortina

Justiça autoriza contribuinte a recolher valor fixo de ISS.

Empresas formadas por advogados, economistas, contadores e médicos têm obtido na Justiça autorização para recolher o ISS por meio de um valor fixo, como sociedade uniprofissional.


iss valor fixo advogados médicos contadores economistas stj

As sociedades uniprofissionais são formadas por colegas de uma mesma profissão. Têm direito ao recolhimento de ISS diferenciado e os valores são geralmente mais baixos do que os cobrados das empresas comuns que recolhem um percentual sobre o faturamento. As regras estão no Decreto Lei nº 406, de 1968.

O entendimento foi adotado no caso dos economistas (processo nº 1037492-83.2019.8.26.0053).


Para a relatora do caso na 14ª Câmara de Direito Público, desembargadora Mônica Serrano, “não há limitação para o enquadramento no regime pretendido, pela simples forma como a sociedade se constitui, devendo o Fisco proceder a análise mais acurada e criteriosa, considerando outros elementos para a pretendida descaracterização”.


Com a decisão, a consultoria de Loyola volta a ter o direito de pagar valor único de R$ 800 por profissional R$ 1.600 no total e não 5% sobre o faturamento mensal, como exigia a prefeitura.


“O requisito para se enquadrar no benefício independe do modelo societário adotado pela empresa, o que vale é a pessoalidade na prestação de serviços.”


O acórdão do TJ-SP, acrescenta, segue importante precedente da 1ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que unifica o entendimento das turmas de direito público. No julgamento realizado em março, o relator para o acórdão, ministro Mauro Campbell Marques, entendeu que “não é relevante para a concessão do regime tributário diferenciado a espécie empresarial adotada pela pessoa jurídica”.


Com o julgamento, outros tribunais, passaram a adotar o entendimento.


#direiroempresarial #direitotributario #sociedadeunipessoal #advogados #medicos #contadores #economistas #iss #valorfixo #stj #entendimento #assessoriajuridica


Faça parte do nosso Network, siga-nos em nossas redes sociais e não deixe de se manifestar, seu feedback é muito importante!


Publicamos notícias, artigos e modelos de peças toda semana, siga-nos para receber as notificações e as atualizações.


https://linktr.ee/TomazellieCortinaadvogados


https://www.linkedin.com/in/k%C3%A1ssioaugustotomazelli/


https://www.facebook.com/tomazelliecortinaadv/


https://www.instagram.com/tomazelliecortinaadv/


https://kassiotomazelli.jusbrasil.com.br/


Obrigado!

2 visualizações0 comentário